Esportes

Botafogo divulga nota oficial após críticas da torcida

Imagem ilustrativa da imagem Botafogo divulga nota oficial após críticas da torcida
Chamusca tem sido questionado pela torcida. Foto: Vitor Silva/BFR

O Botafogo tropeçou mais uma vez no Campeonato Carioca. Mesmo com um gol marcado logo aos 30 segundos de jogo e um jogador a mais desde os 40 minutos do primeiro tempo, o Alvinegro empatou com a Portuguesa neste domingo (4), no Giulite Coutinho, em Mesquita.

Impaciente com a campanha irregular neste início de temporada, a torcida encheu as redes sociais do clube de críticas e até ensaiou um pedido de demissão do técnico Marcelo Chamusca, subindo a hashtag '#ForaChamusca'.

Em resposta, o Botafogo divulgou, nesta segunda-feira (5), uma nota oficial apontando mudanças na maneira de gerir o clube - seguindo a cartilha de profissionalismo prometida em promessa de campanha.

"O Botafogo está trilhando, em 2021, um caminho sólido de alinhamento às melhores práticas de Governança Corporativa para reposicionar a marca, resgatar a autoestima do torcedor, equilibrar as finanças e garantir a mais alta competitividade esportiva dentro de uma nova realidade. Na esteira deste propósito, é imperioso salientar que são necessárias mudanças firmes no modelo de gestão atual, invariavelmente acompanhadas por rupturas na cultura interna e na dinâmica do processo decisório", afirmou a nota divulgada através do site oficial do clube.

"O movimento de profissionalização nos clubes é irreversível. Tendo como referências instituições esportivas que reconhecidamente obtiveram sucesso no cenário nacional e internacional, o Botafogo está desenvolvendo uma nova forma de gestão, rompendo com seus próprios paradigmas. Há um esgotamento no atual modelo, marcado por decisões por impulsos, emoções e investimentos sem pragmatismo, que impactaram frontalmente nos resultados dentro e fora de campo. A bola não entra por acaso", continuou.

A manifestação deixa clara a intenção de manter Marcelo Chamusca no cargo mesmo diante do início instável, evitando decisões precipitadas. Em 2020, uma das características marcantes da trágica campanha do rebaixamento foi a troca constante de treinadores, com cinco nomes contratados em menos de 12 meses.

Outro ponto importante abordado pelo comunicado é a possível extinção dos esportes olímpicos. Em um profundo processo de análise imposto com a chegada de Jorge Braga, novo CEO do clube, toda e qualquer modalidade que não seja autossustentável pode ser paralisada em breve.

"O Projeto de Orçamento e todas as demais despesas estão sendo revisados considerando o princípio do orçamento base zero e precisarão ser readequados a novos parâmetros, coerentes à política de austeridade que entrará em vigor. Baseado nesta premissa, cabe informar que está sendo reavaliada a continuidade de modalidades esportivas e outras atividades que não sejam autossustentáveis", afirmou o comunicado.

Atualmente, o Botafogo Voleibol não possui equipe adulta disputando a Superliga, já que o processo foi paralisado em 2019 por falta de verba. Já a equipe de basquete tem participação confirmada no Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basquete.

< Barco pega fogo na Zona Sul de Niterói Paulo Gustavo passa por procedimento e apresenta evolução <